Backup nas nuvens (Windows Azure Online Backup)

By | 1 de outubro de 2012
Print Friendly, PDF & Email

A Microsoft introduziu junto com o Windows Server 2012 a solução de backup e recuperação a partir da nuvem, a fim de fornecer proteção contra perda de dados Off-site.
Agora com o nome de Windows Azure Online Backup, o serviço oferece aos administradores a opção de fazer backup e proteger dados críticos de uma forma simples e fácil ​a partir de qualquer local, sem custo inicial do hardware.
Uma das maiores vantagens do backup nas nuvens para o administrador do Windows Server 2012 é a experiência, pois o serviço funciona através de um componente integrado na ferramenta de backup do Windows e que os administradores já conhecem.
Esse componente permite o registro do servidor no Windows Azure Online Backup criando uma alocação de espaço de armazenamento no serviço em nuvem e associando o servidor à sua assinatura. Na versão preview do serviço o espaço reservado é de 300 GB.

Cada servidor deve ser registrado no serviço antes da realização de qualquer backup online usando um agente, esse agente funciona com o Windows Server 2012 e o System Center 2012 SP1 Data Protection Manager

Para criar uma conta, você deve acessar o portal de cliente do Microsoft Online Services : http://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkId=222428 e na lista de serviços escolher o Windows Azure Online Backup.
Na página principal você pode fazer o download do instalador OBSInstaller.exe que é o agente que permite fazer o registro do seu servidor para utilizar uma conta de backup no Windows Azure.

Após a instalação você terá o atalho para o Windows Azure Online Backup onde você deve clicar em Register Server.
Defina o Proxy se houver, a chave de criptografia com no mínimo 16 caracteres e suas informações de conta no Windows Azure.

Uma vez registrado o seu servidor basta agendar o seu backup normalmente dos seus dados.
O gerenciamento é feito através do console do Windows Backup, como os trabalhos de backup, agendamento e alertas e você pode ter uma visão geral através do painel onlinehttps://portal.onlinebackup.microsoft.com/

Também é possível registrar o servidor e gerenciar os backups online através do Windows PowerShell usando os cmdlets relacionados ao modulo MSOnlineBackup.
Para listar todos os cmdlets do modulo execute o comando:
Get-Command -Module MSOnlineBackup

Conclusão: O Windows Azure Online Backup fornece um experiência simplificada no processo de backup de dados nas nuvem usando ferramentas conhecidas e que permitem a automação dos processos.

  • Artigo migrado – 2559 Acessos  até a data 30/09/2015