Provisionamento de Discos com Storage Spaces

By | 1 de outubro de 2012
Print Friendly, PDF & Email

 

Um dos novos recursos do Windows Server 2012 que permite o gerenciamento e o provisionamento de espaço de armazenamento utilizado discos físicos de qualquer tipo e tamanho.
Usando esses discos é possível então criar um pool de armazenamento e, em seguida, criar discos virtuais altamente disponíveis a partir desse pool desse armazenamento. Não confunda esses discos virtuais com os discos VHD utilizados no Hyper-V.
Usando recursos como o Thin, descrito adiante, podemos ainda reduzir custos operacionais, como energia elétrica e o espaço que estão associados aos discos.
Uma dos recursos mais interessantes no Storage Spaces é a capacidade de fornecer uma certa quantidade de espaço em disco sem mesmo que ainda o tenhamos.
Isso mesmo. Podemos criar um disco com 500 TB tendo apenas dois discos físicos de 200 GB. E você deve estar se perguntando como é possível criar um disco faltando 100 GB ?

O Storage Spaces provê diversos recursos na criação de discos.
Iniciando com o modo de armazenamento que pode ser

  • Simple – Como um volume simples
  • Two-way ou three-way mirror – Como um volume espelhado
  • Parity – Como um disco em RAID5

Em seguida a alocação de um disco que pode ser:

  • Data store – Esta é a atribuição de qualquer unidade padrão
  • Manual – Cabe ao administrador selecionar o modo.
  • Hot Spare – Disco como reserva em caso de falha em outros discos.

E o esquema de provisionamento pode ser Thin ou Fixed.

Thin – É como um disco dinâmico. É aqui que podemos selecionar tamanhos provisionados de alocação. E é importante saber que o monitoramento e o gerenciamento é bem maior que o tamanho fixo. A desvantagem do uso de thin é o desempenho do disco ser menor.

Fixed – A diferença entre o provisionamento thin e um espaço fixo é que a capacidade de armazenagem no espaço de fixo é atribuído ao mesmo tempo que o espaço é criado.

Para criar um Storage Space abra o Server Manager e selecione File and Storage Services e em seguida clique em Storage Pools.

Clique em tarefas para criar um novo Storage Pool.


No assistente forneça um nome e descrição e clique next.


Selecione quais discos farão parte do Pool e qual o método de alocação.


Na tela do resumo das seleções clique em create e ao termino em close.

Ainda no Server Manager > File and Storage Services > Volumes > Storage Pools clique no link ou em tarefas para criar o Disco Virtual.


Durante o assistente de disco virtual, forneça um nome e descrição.


Defina o Layout do disco entre Simple, Mirror ou Parity


Escolha o provisionamento Thin ou Fixed.

Selecione o tamanho do disco e clique em Next para confirmar e criar o disco virtual. Ao termino basta criar o volume e formatar como um disco normal.

  • Artigo migrado – 1922 Acessos  até a data 30/09/2015