Todos artigos no TechNet Wiki

By | 12 de outubro de 2012
Print Friendly, PDF & Email

Eu havia criado no antigo site do Mcsesolution.com um artigo para cada postagem que fazia no TechNet Wiki. Achei melhor não trazer todos os artigos que nada mais eram do links para o original escrito diretamente no TechNet Wiki e que ainda podem ser encontrados lá.

Como um dos TechNet Ninjas (Wiki Ninjas é um grupo de autores e evangelizadores das Comunidades TechNet e MSDN) eu deixo aqui o link dos meus artigos escritos no TechNet wiki.

image

Esses “links” para o Technet Wiki geraram no site mcsesolution incriveis 92,084 acessos.


Como instalar o Windows PowerShell Web Access

No Windows Server é possivel habilitar o acesso ao Windows PowerShell via WEB com o recurso PowerShell Web Access.
Neste artigo do TechNet Wiki eu explico passo a passo o processo de instalação desse novo recurso do Windows Server 2012.
http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/12951.como-instalar-o-windows-powershell-web-access.aspx

Como remover o botão que revela a senha no Windows 8

Através da interface metro, toda a vez que você digitar uma senha ficará visivel um botão dentro do campo de senha com o recurso de exibir a senha que está digitada.
Esse é um ótimo recurso para usuários saberem se a senha está correta ou não visto que a maioria possui uma grande dificuldade de usar senhas complexas.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/10775.como-remover-o-botao-que-revela-a-senha-no-windows-8.aspx

Criando modelos de segurança com SCM v2.5

Neste artigo vamos criar modelos de segurança usando o Microsoft Security Compliance Manager 2.5.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/9606.criando-modelos-de-seguranca-com-scm-v2-5.aspx

Comparando modelos de politica com o SCM v2.5

São diversos os cenários onde pode ser necessário comprar politicas de segurança. Antes de aplicar uma politica você pode comparar modelos existentes e esse processo será descrito a seguir.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/9605.comparando-modelos-de-politica-com-o-scm-v2-5.aspx

Importando GPOs no SCM v2.5

Em um ambiente de produção é importante analizar as politicas de segurança antes de sua aplicação definitiva.
http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/9604.importando-gpos-no-scm-v2-5.aspx

Aplicando GPO em computadores stand-alone usando o GPO Pack do SCM 2.5

 

Com o Microsoft Security Compliance Manager (SCM) 2.5 é possivel definir e distribuir configurações de segurança para estações estand-alone usando o novo recurso chamado GPO Pack.
http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/9603.aplicando-gpo-em-computadores-stand-alone-usando-o-gpo-pack-do-scm-2-5.aspx#Aplicando_a_GPO_em_esta_ccedil_otilde_es_stand-alone

Security Compliance Manager (SCM) 2.5

O Security Compliance Manager (SCM)  é uma ferramenta gratuita da equipe da Microsoft Solution Accelerators que permite que você rapidamentepossa configurar e gerenciar seus computadores, data centers, e private cloud usando Diretiva de Grupo e Microsoft System Center Configuration Manager.
Além do Windows 7 SP1, Windows Vista SP2, Windows XP SP3, o Office 2010 SP1, e Internet Explorer 8, SCM 2,5 agora oferece “linhas de base” para o Exchange Server 2007 e Exchange Server 2010.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/9600.security-compliance-manager-scm-2-5.aspx

Instalação e configuração do Advanced Group Policy Management (AGPM) 4.0

O Microsoft AGPM 4.0 inclui novos recursos que permitem pesquisar GPOs, filtrar a lista de GPOs exibida, exportar e importar um GPO em outra floresta e instalar o AGPM em computadores que executam o Windows 7 e o Windows Server 2008 R2.
Neste artigo será descrito apenas como instalar e configurar o AGPM.

Para completar essa tarefa você precisa do Advanced Group Policy Management (AGPM) que é parte integrante do Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP)

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/9601.instalacao-e-configuracao-do-advanced-group-policy-management-agpm-4-0.aspx

Como exportar GPO de produção para um arquivo .CAB

Para completar essa tarefa você precisa do Advanced Group Policy Management (AGPM) que é parte integrante do Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP)

Você pode exportar um group policy object (GPO) para um arquivo CAB e assim você poderá copiá-lo para um domínio em outra floresta e importar o GPO. Esse passo a passo é importante para trabalhar em conjunto com o SCM (Microsoft Solution Accelerators Security).

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/9602.como-exportar-gpo-de-producao-para-um-arquivo-cab.aspx

Protegendo seu Windows contra cracks de senhas

Hoje é muito fácil encontrar na Internet como quebrar a senha do Windows. Na maioria das vezes a ideia nem é “crackear” a senha de modo a descobrir qual é a palavra chave que esta sendo usada no sistema, na maioria das vezes a ideia é apenas alterar a senha para uma nova não importando qual era a antiga.

Em certas situações é necessário alterar a senha, e para isso temos diversas ferramentas. A mais recomendada é o DART (Diagnostics and Recovery Toolset ) que possui o Locksmith um utilitário que permite fazer o reset de senhas.
 

 http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/9599.protegendo-seu-windows-contra-cracks-de-senhas.aspx

Notificações do Windows por e-mail (pt-PT)

O agendador de tarefas do Windows é uma poderosa ferramenta e permite 3 tipos de ações:

Executar um programa, enviar um e-mail, exibir uma mensagem. além de executar tarefas agendadas, é possivel criar um vínculo com os logs do Windows e enviar um e-mail de alerta toda vez que ocorrer esse determinado evento.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/9213.notificacoes-do-windows-por-e-mail-pt-br.aspx

Monitorar a replicação do Catalogo Global (pt-BR)

Quando estamos criando um segundo controlador de domínio ou estamos habilitando um novo Catalogo Global acontece a replicação dos dados parciais de toda a floresta do domínio.

É possivel monitorar o progresso em porcentagem da replicação da partição de diretório para o novo servidor de catalogo global.
Usando credenciais de Domain Admins execute o seguinte o seguinte comando no prompt

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/8596.monitorar-a-replicacao-do-catalogo-global-pt-br.aspx

Como criar um log de evento personalizado (pt-BR)

Muito util quando estamos trabalhando com scripts (Batch Files) e queremos registrar uma ação de maneira que possa documentada. Este artigo descreve a ferramenta EventCreate que permite adicionar eventos em um determinado log (event viewer).

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/8405.como-criar-um-log-de-evento-personalizado-pt-br.aspx

Usando uma imagem como Senha–Windows 8 (pt-BR)

O Windows 8 inovou bastante no processo de logon, além da tradicional senha, é possível escolher entre inserir um PIN e até mesmo uma imagem com um sequencia de movimentos que irá identificar o usuário e conceder o acesso ao sistema. Essa função certamente será mais utilizada em dispositivos com tela touchscreen, porém você aplicar este recurso configurando PCs com telas tradicionais usando o mouse.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/8227.usando-uma-imagem-como-senhawindows-8-pt-br.aspx

Habilitando as ferramentas administrativas no Windows 8 (pt-BR)

Muito importante para o ITPro é ter acesso fácil as principais ferramentas administrativas do sistema operacional. Com o Windows 8 e sua nova interface o Metro, também é possível habilitar “Tiles” da ferramentas de administração do sistema.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/8226.habilitando-as-ferramentas-administrativas-no-windows-8-pt-br.aspx

Windows 8 – ScreenShot simplificado

Nas versões anteriores do Windows para tirar um ScreenShot era só pressionar a tecla PrintScreen e colar a imagem que ficava na memória. Esse recurso continua a funcionar, inclusive eu uso muito o Alt + PrtScn.
Porém está bem mais fácil tirar um screenshot de toda a tela. Basta usar o atalho de teclado pressionando a tecla Windows+Printscreen e o sistema irá salvar a imagem no formato PNG da tela na pasta de imagens padrão, além de manter uma cópia na memória.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/8225.windows-8-screenshot-simplificado-pt-br.aspx

Criando um pendrive de Instalação do Windows 8 (pt-BR)

Para criar um pendrive de instalação do Windows você vai precisar:

Windows Server 8–Desabilitando a GUI através do Power-Shell (pt-BR)

O Microsoft recomenda que o Windows Server 8 seja utilizado no formato “Core”.

A versão Core é uma versão mínima do sistema, com algumas funções e recursos e tem como foco a segurança e ter um sistema com específico workload, principalmente porque ela oferece mais segurança e desempenho do que a opção tradicional (com interface totalmente gráfica).

O Server Core é a instalação recomendada no Windows Server 8 e diferentemente das versões anteriores, se o papel de um determinado servidor for alterado não será mais necessário uma nova instalação do sistema.
Agora o administrador poderá alternar entre a o modo Full Server com e o modo Server Core.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/7356.windows-server-8desabilitando-a-gui-atraves-do-power-shell-pt-br.aspx

Solução de problemas do DirectAccess (pt-BR)

Várias dicas de troubleshooting do DirectAcess

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/6534.aspx

Configurando um agente de recuperação (Key Recovery) no Windows Server 2008 R2

Chaves publicas e privadas são utilizadas para manter a integridade e confidencialidade da informação.
Porém é de extrema importância que o administrador em seu ambiente de rede possa ter controle no gerenciamento de chaves.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/6297.aspx

Configurando uma politica de AutoEnrollment para o domínio (pt-BR)

Em um ambiente de domínio onde você instalou e configurou uma autoridade certificadora é uma boa pratica usar o recurso de inscrição automática.
Isso faz com que os clientes de sua rede recebem automaticamente os certificados que você criar como foi ensinado no artigo:
Neste exemplo foi usado o padrão e deixamos com permissão de autoenroll para todos os usuários autenticados, mas você pode criar templates específicos para seus grupos.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/5902.aspx

Configurando um modelo de certificado digital com criptografia de curva elíptica ECDH (PT-br)

Este artigo visa instruir a criação de um modelo de certificado digital múltiplo proposito (email, EFS e client) usando a nova geração de criptografia de suite B com ECDH (Elliptic curve Diffie–Hellman). 
Apenas disponível no Windows Server 2008 R2, todas edições e o Windows Server 2008, Enterprise e Datacenter

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/5897.aspx

Renomear um domínio no Windows Server 2008 (pt-BR)

A tarefa de renomear um domínio no Windows Server 2008 ou Windows Server 2008 R2 é uma tarefa simples, porém ainda assusta muitos administradores.

http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc794869%28WS.10%29.aspx

NTFS Alternate Data Stream (ADS) (pt-BR)

O Alternate Data Stream ou simplesmente ADS é um recurso do sistema de arquivos NTFS. E uma maneira de armazenar um fluxo de dados em um arquivo. Esse recurso foi criado para manter a compatibilidade com os sistemas de arquivos MAC HFS (Macintosh Hierarchical File System).

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/5581.aspx

Comando Cipher–Além da criptografia (pt-BR)

Uma das maneiras mais simples de manter protegido os seus arquivos pessoais é  fazendo uso da criptografia.
Os sistemas operacionais a partir do Windows 2000 possuem nativamente a tecnologia de criptografia quando o sistema está usando o NTFS.
Essa tecnologia é o EFS (Encrypting File System) .

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/5578.aspx

Ativar a “lixeira” gráfica no Active Directory do Windows Server 8 (PT-br)

O que já estava bom, ficou ainda melhor. O Windows Server 8 agora permite a recuperação de objetos do Active Directory de maneira simples e eficiente.
Através do modo gráfico e com poucos cliques poderemos recuperar um objeto excluído do AD.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/5121.aspx

Instalação do Windows Server 8 (pt-BR)

O Windows Server 8 ainda na sua versão Developer Preview pode ser baixado pelo site do Microsoft MSDN
A sua instalação não difere muito da Instalação do Windows Server 2008, são poucas as diferenças.
Esse tutorial foi criado a partir de uma instalação no Hyper-V do Windows Server 200 R2.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/4986.aspx

Implementando Data Deduplication no Windows Server 8 (pt-BR)

Data deduplication é um dos novos recursos disponíveis no Windows Server 8 que irá trazer enormes benefícios aos administradores do Servidor.
A deduplicação pode ser habilitada para volumes NTFS e tem como principal função a redução de armazenamento usando uma inteligência de analise de dados redundantes.Ou seja uma analise dos dados mantendo apenas uma instancia do dados, eliminando dados redundantes e assim liberando mais espaço.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/5063.aspx

Server manager do Windows Server 8 (pt-BR)

Inicialmente o server manager apresenta uma nova interface bem intuitiva onde é possivel fazer o gerenciamento do Servidor local ou de um grupo de servidores.
Também ficou mais facil e simples a visualização dos status dos servidores e suas “Roles”.
O novo server manager permite executar tarefas em vários servidores de uma só vez, além de permitir a instalação de recursos e papeis (“Features” e “Roles”) remotamente.
Logo que carregar o Windows Server 8, será exibida a tela do Server Manager trazendo o Dashboard.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/5062.aspx

Instalação do Active Directory no Windows Server 8 (pt-BR)

A instalação do primeiro controlador de domínio da floresta em uma rede do Windows Server 8 é bem simples.
Note que não existe mais o comando DCPROMO.
Toda a instalação deve ser feita através do Server Manager, como explicado neste artigo.

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/5119.aspx