Visão geral sobre o System Center Service Manager

By | 3 de Janeiro de 2014
Print Friendly, PDF & Email

System Center Service Manager – Conhecido como SCSM é um centro de controle de incidentes. Um portal de Service Desk onde podemos fazer as solicitação de serviçoschamado Self-Service Portal, permite fazer o controle de SLA para o Gerenciamento de Incidentes e também criar uma base de conhecimento. .

O SCSM conta com um portal Web chamado Self-Service Portal, permite fazer o controle de SLA para o Gerenciamento de Incidentes e também criar uma base de conhecimento.

O Service Manager fornece uma plataforma integrada para automação e adaptação de práticas recomendadas de gerenciamento de sua organização de TI, como aquelas encontradas no Microsoft Operations Framework (MOF) e na ITIL

O SCSM conta com:

  • Service Manager Management server
  • Service Manager Database
  • Data warehouse management server
  • Data warehouse databases
  • Service Manager Console

Teremos para gestão de serviços TI :

  • Gerenciamento de incidentes
  • Gestão da mudança
  • Gerenciamento de problemas

Podemos obter todos os dados do ambiente de diferentes fontes através de conectores e assim importar esses dados em um só lugar chamado de banco de dados de gerenciamento de configuração (CMDB).

Portal de autoatendimento – O Portal Service Manager é um site baseado no Microsoft SharePoint Server 2010 com peças web Microsoft Silverlight que permitem aos usuários criar solicitações e incidentes por meio de um formulário pré-configurado pelo administrador. O mesmo portal pode ser usado para ver o status dos pedidos e incidentes.

Automação – Notificações, WorkFlows, Runbooks, PowerShell podem ser usados para automatizar processos.

Relatórios (Podem ser gerados cubos com excel, dashboards no Sharepoint)

Dados do CMDB

  • Configuration Items
    • Software/updates
    • Services
    • Computers
    • Service components
  • Work Item
    • Change requests
    • Incidents
    • Problems
    • Release records
    • Service requests
  • Settings and customization

Isso é uma visão super básica.
Vamos a alguns links:

 

  • Artigo migrado – 1149 acessos até a data de migração. 03/10/2015