SW Sales Engineer

By | 4 de junho de 2016
Print Friendly, PDF & Email

Sales Engineer é um pré-vendas técnico ou como alguns gostam de se apresentar um Consultor Especialista.  A pré-venda é um processo ou um conjunto de atividades normalmente realizadas antes que um cliente venha a comprar um determinado produto.

Eu entrei na Dell Computers em Junho 2013 na área de serviços como Systems Integration Advisor.  Aprendi muito nessa área e trabalhei com pessoas incríveis (grandes amigos). A tarefa de um Systems Integ Advisor é desafiadora e eu tinha o peso de uma historia de livros, artigos e treinamentos em minhas costas trazendo muito mais responsabilidade. Porém como qualquer outro emprego você aprende tudo desde o operacional até mesmo aquilo que em teoria você já deveria saber.

Em Abril de 2015 apareceu uma vaga de SW Sales Engineer. (SW é abreviação de Software). Esse foi uma dos maiores desafios profissionais visto que meu manager morava na California e eu seria um funcionário 100% remoto. trabalhando em Home Office.

Essa vaga de SE (Sales Engineer) cobre várias soluções desde softwares para migração, segurança e compliance que vieram a fazer parte da Dell Software na aquisição da Quest e também a solução de gerenciamento de endpoint o Kace. Tudo muito novo para mim, tanto tecnicamente como profissionalmente já que a função de SE é um mix de técnico com comercial. Após várias entrevistas remotas em Inglês e depois de conversar com alguns outros SEs da America Latina e Brazil também eu recebi a aprovação da vaga.

Mas o que faz um Sales Engineer ?

Sales Engineer conduzem a parte técnica da venda.Os SEs normalmente trabalham em conjunto com uma pessoa de vendas e tem como tarefa uma série de atribuições que inclui:

  • Demonstração de produtos
  • Apresentações Técnicas
  • Conversando com clientes potenciais e clientes
  • Responder a questões técnicas de produtos
  • Suportar a avaliação de produtos (Provas de Conceito, POC)
  • Fazer analises competitivas
  • Apresentar conferencias e seminários
  • Criar artigos, white papers e conteúdo técnico para WEB.

Ou seja. Eu tenho o melhor emprego do mundo. Tudo o que eu gosto de fazer e ainda ganho para isso.

Para estar nesse mundo é necessário engajamento, dedicação e muito treinamento.

Do lado comercial, somos responsáveis por fazer a “ponte entre a empresa (no caso a Dell Software) com os clientes em potencias que são geralmente gerentes, especialistas técnicos, executivos e até usuários finais. Estamos na linha de frente para ajudar os clientes a resolverem seus desafios técnicos.

Do lado técnico, temos que entender o impacto e a importância da tecnologia para os clientes. Conhecer os produtos, suportar e implementar soluções que vão solucionar as principais dores que os os clientes tenham de uma forma simples, porém efetiva.

Treinamentos

Eu tive oportunidades de treinamento únicas e especiais dentro da Dell Software,  desde que eu me tornei um SE, por sorte eu tenho um manager que o foco é a evolução e com todo suporte necessário para desenvolver meu trabalho e minhas habilidades técnicas eu pude fazer algumas viagens de treinamento e ainda conhecer lugares maravilhosos.

  • Dell em Round Rock, TX – Meu primeiro treinamento como SE aconteceu na sede da Dell em Round Rock. Muita interação com o time todo da Dell Software e ainda um aprofundamento técnico em soluções de compliance e auditoria.
  • GeekWeek Event at Santa Clara,CA – Na California o treinamento foi voltado tanto as plataformas de gerenciamento de Microsoft quanto o KACE. O treinamento foi focado nas soluções de Deploy (K2000) e em recursos internos para os SEs.
  • GeekWeek MPN/ESM Training –  Nashville, TN – Nesse treinamento o foco foi Cloud Computing. Como podemos ajudar os clientes que querem migrar ou fazer uma nuvem hibrida a deixar o seu atual ambiente saudavel e pronto para as novas tecnologias.
  • SIM Americas Sales Kickoff – New Orleans, LA – Um super evento com a mensagem do SIM (Systems Information Management) a nova área da Dell onde concentramos uma série re técnologias como Database Management, Data Protection, Performance Management, Endpoint Management e Microsoft Platform Management e eu estou nas ultimas duas categorias.

 

Espero que esse post possa servir como motivador e incentivador para você.
Forte abraço.

Daniel Donda

Heart vector designed by Freepik