Novidades do Nano Server na versão TP5 do Windows Server 2016

By | 12 de junho de 2016
Print Friendly, PDF & Email

Durante a preparação da demo que eu fiz na minha ultima palestra em Santos. Eu me deparei com algumas mudanças na execução dos comandos do script que eu estava usando e quero aproveitar e compartilhar essas novidades.

O Nano Server continua com o mesmo conceito e algumas melhorias no Console de recuperação, incluindo a separação de regras de firewall de entrada e saída, bem como a capacidade de reparar a configuração de WinRM.

 

Devido a alteração no modulo NanoServerImageGenerator.psm1 agora temos algumas mudanças nos comandos como por exemplo; Devemos apontar o tipo de instalação se será Guest ou Host e a edição do Windows entre Standard ou Datacenter, além da alteração do diretório da importação do modulo.

 

➡ – Para listar as funções e comandos relacionados ao Nano Server use o comando Get-Command –Module NanoServerImageGenerator e depois você pode usar o Help Get-Help New-NanoServerImage

Outra alteração importante é que para definir o endereço o IP durante a criação é obrigatório apontar qual a interface Nome ou Valor da Interface.

Veja abaixo um script do powershell para a criação de um Nano Server e note as alterações que estão vermelho;

Import-Module E:\NanoServer\NanoServerImageGenerator\NanoServerImageGenerator.psm1

New-NanoServerImage –MediaPath E:\ `
-BasePath C:\NanoServer `
-TargetPath C:\NanoServer\NanoServerDemo.VHD `
–ComputerName “NanoServer5” `
-DeploymentType Guest `
-Edition Standard `
-InterfaceNameorIndex 0 `
-Ipv4Address 192.168.0.10 `
-Ipv4SubnetMask 255.255.255.0 `
-Ipv4Gateway 192.168.0.1 `

 

Não deixe de comentar e compartilhar 🙂
Forte abraço,
Daniel Donda