O que é o Docker e pra que ele serve ?

By | 19 de abril de 2017
Print Friendly, PDF & Email

Eu resolvi escrever esse artigo pois depois de um post no facebook eu recebi muitas perguntas e duas foram. O que é o Docker e pra que ele serve ?

O que é o Docker?

Segundo o docker.com:

Docker é uma plataforma open source para desenvolvedores e administradores possam criar, testar e implantar aplicações distribuídas.

Composto de dois componentes:

  • Docker Engine: Uma aplicação para gerenciar localmente o ambiente docker , criação, testes, execução.
  • Docker Hub: Um serviço na cloud para compartilhamento de aplicações e automatização de workflows.

Para que serve?

Docker é uma plataforma  que permite criar e executar “conteiners“. Com o Docker podemos colocar as aplicações em um contêiner que possui todos os recursos necessários e que permite e testar, implantar e publicar mais rapidamente. Isso acaba com aquele velho problema onde o desenvolvedor cria uma aplicação em sua maquina, ou em uma maquina virtual, mas no momento da publicação ela não se comporta da maneira esperada.

Docker não é VM !! As maquinas virtuais tem ótimas características e são usadas em larga escala ainda para desenvolvimento, porém exige um maior uso de recursos como podemos ver na imagem. Trabalhando com containers podemos ou não compartilhar binários e bibliotecas e criar um ambiente uniforme e bem mais versátil..  Para saber mais leia o post O que são containers ?

 

Quais são as edições do Docker ?

Docker Enterprise Edition (EE)- Voltado para equipes de TI que constroem e executam aplicativos críticos de negócios para produção e em escala. Garante a segurança e  integridade. * Docker EE vem no Windows Server 2016 sem nenhum custo.

  • Enterprise Edition Basic
  • Enterprise Edition Standard
  • Enterprise Edition Advanced

Docker Community Edition (CE) Ideal para desenvolvedores e pequenas equipes que procuram começar com Docker e experimentar com aplicativos baseados em contêiner.

Onde eu posso executar o Docker ?

Em desktop:

Na Nuvem:

Em servidores:

 

Esse é um resumo do resumo para deixar claro o que é o Docker. Tem muita coisa ainda e acho que vale a pela explorar essa tecnologia. Espero que tenha gostado e até o próximo. Não deixe de comentar.