SCCM 2012 R2 – Instalação do agente (Automático)

By | 15 de outubro de 2017
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Após configurar a descoberta é hora de instalar o agente do Configuration Manager, também chamado de cliente. E é através desse cliente do SCCM que as tarefas como inventários de hardware e software, instalação de programas e vários outros recursos do SCCM podem ser executados.

Existem vários métodos de instalação do cliente.

  • Instalação Client push
  • Group Policy
  • Script de Logon
  • Instalação manual
  • Instalação através do WSUS

Instalação Client Push

Um dos métodos preferidos dos administradores é o “deploy” automático do cliente do SCCM através do próprio System Center (Modo Push).

Antes, porém você deve ter criado um “Boundary Group” (explicado no capitulo anterior) e você deve configurar uma conta que deve ser membro do grupo administrators nos computadores de destino para garantir a instalação do cliente com sucesso. Esta conta não requer direitos de administrador de domínio.

Como requisito para instalação nesse método é criar regras no firewall que permita a comunicação:

  • File and Printer Sharing
  • Windows Management Instrumentation (WMI)
  • File and Printer Sharing Windows Management Instrumentation (WMI)
  • HTTP do cliente para o servidor fallback status point.
  • Server Message Block (SMB)
  • RPC endpoint mapper.
  • RPC dynamic ports.
  • HTTP from the client computer to an intranet-only management point.
  • HTTPS from the client computer to an Internet-capable management point.

 

Em muitos ambientes o firewall do Windows estará desabilitado, porém é importante lembrar que pode haver firewalls entre as estações clientes e o Configuration Manager.

Como a instalação ocorre automaticamente a melhor pratica é criar um grupo global e incluir esse grupo global ao grupo de administradores locais em seus computadores cliente e assim incluir nesse grupo a conta de instalação do cliente.

Isso pode ser feito via GPO.

Atenção: Não conceda a essa conta o direito de fazer logon localmente.

Referencia http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb632779.aspx

Criando a conta de instalação do Cliente no modo PUSH

Crie uma conta de usuário e um grupo Global no Active Directory Users And Computers. Adicione a conta de usuário ao grupo recém-criado.

Exemplo:

  • Usuário – sccm.deploy
  • Grupo – Deploy

 

Essa conta deve ser membro do grupo Administrators nos computadores locais e a melhor maneira de completar essa tarefa é através de GPO.

No “Group Policy Management Console” crie e vincule uma nova GPO ao seu domínio.

Edite a GPO e em “Computer Configuration \ Policies \ Windows Settings \ Security Settings” clique em Restricted Groups.

Com o lado direito do mouse clique sobre “Restricted Groups” e selecione Add Group...

Cliquem em Browse e adicione o grupo que criou e clique em OK.

Uma nova janela se abrirá e onde está “This group is a member of:” clique em Add

 

DigiteAdministrators” e clique em OK

Atenção – Neste ponto não clique em Browse, apenas digite o nome do grupo.

 

Aguarde a replicação das politicas ou force a replicação com o comando GPUpdate /Force e então você poderá consultar que o grupo agora é membro do grupo de administradores locais dos computadores do domínio.

Após essa configuração você deve definir no System Center qual é a conta que será utilizada para o Deploy do cliente no modo PUSH e também finalizar todas as configuraçoes necessárias para fazer a instalação com sucesso nos clientes. Então para completar essa ação, abra o console do System Center Configuration Manager e acesse:

\Administration\Overview\Site Configuration\Sites

Selecione o Site Server e clique em Client Installation Settings e em seguida em Client Push Installation.

 

Nas propriedades, na guia “General” marque a opção “Enable automatica site-wide client push installation” Isso permite a instalação automática do cliente nos novos computadores descobertos.

É nessa guia também que você pode definir se deseja fazer sempre a instalação dos clientes nos controladores de domínio. Por padrão a opção é nunca instalar o cliente do SCCM em controladores de domínio a não ser que seja especificado no assistente.

 

Na guia Accounts adicione a conta de usuário que criou especificamente para essa função.

Não é necessário nesse momento fazer configurações na guia “Installation Properties”.

Iniciando a instalação do cliente no modo Push.

Se você completou a descoberta de objetos com sucesso como exemplificado no capitulo 6, você pode fazer uso das coleções ou selecionar pontualmente o computador que deseja instalar o cliente. Para isso acesse:

\Assets and Compliance\Overview\Devices e selecione na lista um computador para fazer a instalação do cliente.

Com o lado direito do mouse no menu suspenso, selecione a opção “Install Client”.

 

 

No assistente de instalação clique em next e na tela “Specify Client Push Option” você pode selecionar a partir de qual site o cliente será instalado e outras opções.

Allow the client to be installed on domain controllers – Permite a instalação em controladores de dominio.

Always install the client software – Permite reinstalar o cliente, reparar ou fazer atualização.

Install the client software from a especified site – Importante opção quando temos vários sites.

Clique em Next e Next e Close.

Validando a instalação.

Após a instalação você pode consultar diretamente no SCCM em \Assets and compliance\Overview\Devices\

E ao clicar no dispositivo verá que o SCCM identifica o tipo e marca se o “client” está instalado e ativo.

Você também pode validar a instalação consultando diretamente o computador cliente. Você irá identificar diversas mudanças.

Inicialmente verá no menu iniciar que novos recursos foram instalados.

Ainda no menu iniciar você encontrará o Software Center, onde ficará disponível os softwares e os updates se acaso desejar.

No painel de controle você encontrará as propriedades do cliente do System Center Configuration Manager. É importante para a verificação da instalação e também para a execução de testes no futuro, visto que podemos forçar a aplicação de regras imediatamente através desse componente.

Durante a instalação o SCCM instala diversos softwares que são necessários para o gerenciamento do computador e outros recursos essenciais.

Softwares Instalados com o cliente Descrição
Windows Update Agent version 7.0.6000.363 Exigido pelo Windows para suportar a detecção e implantação de atualizações.
Microsoft Core XML Services (MSXML) version 6.20.5002 or newer Necessário para suportar o processamento de documentos XML no Windows.
Microsoft Remote Differential Compression Necessário para otimizar a transmissão de dados através da rede. Este é um recurso do Windows.
Microsoft Visual C++ 2008 Redistributable version 9.0.30729.4148 Necessário para suportar as operações do cliente
Microsoft Visual C++® 2005 Redistributable version 8.0.50727.42 Necessária para suportar as operações de Microsoft SQL Server Compact.
Windows Imaging APIs 6.0.6001.18000 Obrigatório para permitir que o Configuration Manager possa gerenciar arquivos de imagem do Windows (WIM).
Microsoft Policy Platform 1.2.3514.0 Usado para validar as configurações de conformidade.
Microsoft Silverlight® 4.0.50524.0 Necessário para suportar o Catálogo de aplicativos (Software Center).
Microsoft .NET Framework 4 Client Profile Necessário para suportar as operações do cliente
Microsoft SQL Server Compact 3.5 SP2 components Necessário para armazenar informações relativas às operações do cliente.
Microsoft Windows Imaging Components Requerido pelo Microsoft NET Framework 4.0 para Windows Server 2003 ou Windows XP SP2 em computadores de 64 bits.